Início Famosos Catarina Furtado junta-se à onda solidária pelas iranianas e é arrasada nas...

Catarina Furtado junta-se à onda solidária pelas iranianas e é arrasada nas redes sociais

1228
0

Catarina Furtado é um dos rostos mais solidários do país. A apresentadora de televisão é uma ativista, na luta pela igualdade e pelos direitos humanos e tem-se envolvido em muitas causas, para ajudar os que mais precisam. Desta vez, a estrela do The Voice Portugal mostrou o seu apoio às mulheres do Irão e, tal como muitas mulheres por todo o mundo têm feito, também Catarina cortou um pouco do seu cabelo, num ato simbólico, a declarar o seu apoio às iranianas.

No Instagram, Catarina Furtado fez um vídeo a cortar umas pontinhas do cabelo, com a legenda: “Gesto apenas simbólico pela liberdade das mulheres! Basta! Obrigada a todas pela coragem que têm tido no Irão”.

Os protestos no Irão têm sido muito violentos e já morreram dezenas de pessoas, depois de Mahsa Amini, uma rapariga de 22 anos, ter morrido, enquanto estava detida pela polícia iraniana. Amini foi detida por estar a usar de forma incorreta o véu islâmico e já não voltaria a ser libertada.

Por todo o mundo, muitas pessoas pedem respeito pelas mulheres iranianas, apelam aos seus direitos humanos e igualdade, numa causa à qual Catarina Furtado também se quis associar. Em Portugal, o futebolista Taremi tem sido a voz mais forte na defesa pelas iranianas, a publicar várias mensagens impactantes contra a polícia moral do seu país, e também Fernanda Serrano apareceu a cortar o cabelo, em sinal de apoio.

No entanto, o gesto de Catarina Furtado ganhou uma repercussão negativa muito grande e a apresentadora da RTPaté apagou o vídeo. Catarina cortou umas pontinhas quase impercetíveis do seu cabelo e há quem diga que ela “ridicularizou” o protesto de forma fútil.

“Não é preciso cortar muito para participar….. mas para essa amostra mais valia não ter feito nada!“, “Parece que está a medir a ponta do cabelo que não tem vontade de cortar“, “Gesto assim, era escusado, bastava as suas belas palavras”, “Catarina e a Beleza de Ridicularizar um Protesto”, “Que absurdo. É impossível não sentir aquela pontinha de vergonha alheia”, “Até parece que foi a única! Passou na TV as corajosas celebridades que cortaram pontas espigadas em protestos”, “Seria só ridículo se não fosse atroz. Esta figura está sempre a cavalgar causas femininas como estratégia de gestão de imagem”, “Corto mas só uma pontinha que hoje tenho o The Voice pra apresentar”, são muitas das críticas nas redes sociais.

Enquanto isso, outros contestam o ataque cerrado à estrela da RTP e lembram a importância do seu ativismo: “O que eu acho ridículo é que tanto o autor deste post como algumas personalidades nos comentários não fizeram nem 1% do trabalho humanitário dela, nomeadamente em África. Mas é apenas um pormenor, porque o importante é a crítica gratuita”, “A Catarina furtado tem imensos projetos solidários e é das personalidades portuguesas que mais ajudam, esta onda de cortar o cabelo pode até ser ridícula, mas a intenção está lá e pelo menos os que o fazem estão publicamente a apoiar a causa”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui