Início Nacional Espanhóis apontam Benfica com exemplo de clube

Espanhóis apontam Benfica com exemplo de clube

41
0

O Athletic Bilbao pretende seguir o exemplo do Benfica para aumentar o números de associados do clube. O clube basco terminou a época 2018/2019 com 43.555 associados, número considerado insuficiente para se tornar um clube mais forte em Espanha. 
Segundo o jornal Marca: “O plano passa por criar a figura do sócio sem direito a lugar cativo no San Mamés. O que implicará a alteração dos estatutos do clube, em assembleia geral”.

O Athletic Bilbao “aproximar-se da estrutura seguida há muito tempo por Barcelona e Real Madrid e que, noutras ligas, tem o Benfica como expoente máximo. O clube português tem um total de 200.000 sócios repartidos por diferentes latitudes. O Manchester [United] passa dos 150.000 e o Bayern está nos 146.000”.

É talvez o clube mais peculiar do mundo porque é constituído maioritariamente por jogadores do país basco. O jornal The New York Times publicou uma reportagem intitulada ‘Being More Like Athletic Bilbao’ (Ser mais como o Athletic Bilbao), no qual coloca o clube, pela sua filosofia na formação, como modelo a ser seguido no mundo do futebol após o coronavírus.
“Ao recrutar apenas jogadores locais, o clube basco não apenas criou uma identidade única, mas também gerou uma mentalidade entre seus adeptos. Agora pode ser um caminho útil para outros. O Athletic é a rara equipa de futebol de elite que se recusa a aproveitar a globalização que transformou o jogo, principalmente para o bem, ocasionalmente para o mal, nas últimas duas décadas. É, na superfície, uma enorme desvantagem competitiva”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here