Início Famosos Nelson Freire, um dos mais talentosos pianistas do mundo, morre no Rio...

Nelson Freire, um dos mais talentosos pianistas do mundo, morre no Rio aos 77 anos

1312
0

As causas da morte ainda não foram reveladas. O mineiro de Boa Esperança fez o primeiro recital aos 5 anos.

O pianista Nelson Freire, considerado um dos maiores do mundo e detentor de vários prêmios, morreu no Rio na madrugada desta segunda-feira (1º), aos 77 anos.

O músico estava em casa. As causas da morte ainda não foram reveladas.

Carreira começou cedo

Mineiro de Boa Esperança, nascido em 18 de outubro de 1944, Nelson Freire começou a tocar piano aos 3 anos de idade, vendo a irmã estudar o instrumento. Dois anos depois, ele fez seu primeiro recital, no Teatro Municipal de São João Del Rei.

Naquela noite, os pais se preocuparam que ele dormisse antes da apresentação e fizeram questão de massagear as mãos dele para afastar o frio.

O talento de Nelson o levou à Europa com 12 anos para estudar com os melhores professores. Com 15, ele dava seus primeiros concertos.

Consagrado pela crítica europeia, Nelson se apresentou com as melhores orquestras do mundo e se tornou um dos grandes intérpretes de Beethoven. Ele também era conhecido por ser um grande intérprete de Chopin.

Durante décadas, Nelson se recusou a fazer gravações. Para ele, a música só acontecia ao vivo, diante do público. A partir de 2001, ele começou a lançar grandes discos, como o dedicado à obra de Debussy. Ele também fez interpretações da obra de Villa-Lobos.

Nelson Freire teve na pianista argentina Martha Argerich sua grande amiga e parceira artística, com quem fez várias turnês e onde se apresentou em peças de dois pianos.

Nelson Freire nunca parou de estudar. Passava a maior parte do tempo em casa, sozinho, se exercitando e desenvolvendo a técnica que o tornou um dos maiores pianistas da história.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here